sábado, 12 de junho de 2010

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE INVERNO 2010 - MARIANA E OURO PRETO MG

OURO PRETO E MARIANA – FESTIVAL DE INVERNO 2010 HOMENAGEIA O MESTRE ATAÍDE
Homenagem ao mestre da pintura barroca promete reunir milhares de pessoas em 18 dias de efervescência cultural, em Ouro Preto e Mariana

De 8 a 25 de julho, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2010 invade as ruas e ladeiras, praças, teatros e os mais variados espaços públicos das duas cidades históricas a fim de levar muita arte às populações locais e aos turistas. O evento cultural é um dos maiores do país e se destaca pela diversidade de atrações que traduzem as formas de manifestação artística locais, nacionais e de outros países.
A programação oficial, com a grade dos shows, espetáculos, exposições e oficinas, será lançada em 10 de junho, às 10h, no Centro de Artes e Convenções – Salão Mariana, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto - MG.

Com o tema: “Traços e Cores do nosso tempo”, o Festival de Inverno deste ano vai homenagear o grande pintor Manoel da Costa Ataíde, um dos mais importantes artistas do barroco mineiro. O artista nasceu na cidade Mariana em 1762, e deixou a sua marca inconfundível em mais de 15 igrejas em diversas cidades mineiras.
O tema foi o vencedor de uma consulta pública feita por meio de enquete no site da UFOP e de urnas para votação, disponíveis em lugares estratégicos nas cidades de Mariana e Ouro Preto. Com 36,5% dos 2.700 votos, a comunidade escolheu “Mestre Ataíde” como o homenageado. Concorreram também dois ilustres personagens: Bené da Flauta e Bárbara Eliodoro.
A exemplo das edições anteriores, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2010 vai oferecer ao público 18 dias de pura efervescência cultural, contando com 84 oficinas ligadas ao aperfeiçoamento de técnicas para os envolvidos com o fazer artístico e para os que pretendem iniciar em novos campos da cultura. “O evento é uma proposta de grande importância para os municípios e para a Universidade, além de possibilitar ao público a troca de experiências”, avalia o Pró-reitor de extensão da UFOP, Armando Maia Wood.
Conhecido por evidenciar a cultura de Ouro Preto e Mariana e reconhecido como o mais tradicional de Minas Gerais, o Festival de Inverno congrega uma série de atividades baseadas nas propostas dos produtores culturais de todo país e da equipe de curadores selecionados. As curadorias envolvem artes cênicas, música, artes plásticas e visuais, literatura, patrimônios cultural e natural e Infanto-Juvenil.
Em 2010, o Festival de Inverno será composto por colóquios, simpósios, oficinas e exposições diretamente relacionadas ao homenageado, o Mestre Ataíde. Além disso, as atividades desenvolvidas terão um enfoque maior nos eventos de rua, por envolverem mais espectadores, participantes e despertarem novos talentos.
Criado em 1965 pela artista plástica Erna Antunes, o Festival de Inverno de Ouro Preto teve continuidade graças a iniciativa de um grupo de professores da Escola de Belas Artes da UFMG. A partir de 1980, o evento foi promovido em outras cidades mineiras e, somente em 1993, voltou a ser realizado em Ouro Preto. Com as mudanças de grupos organizadores, a partir de 2004, a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP assumiu a coordenação do Festival de Inverno e renovou a proposta com o chamado Fórum das Artes.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2010 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com as Prefeituras Municipais de Ouro Preto e Mariana e a Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP).
_______________________________________________________________________
Cultura – da redação – Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – UFOP - 04/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário