sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

JORNAL PONTO FINAL - MARIANA MG 04-02-2010

JORNAL PONTO FINAL - MARIANA MG 04-02-2010
Jornal Ponto Final

Página Inicial
Editorial
Denúncias
Galeria de fotos
Assinatura
Contatos
Cultura
Educação
Esportes
Giro Regional
Mariana
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Saúde
“Mariana incentiva a clandestinidade dos guias de turismo”, afirma Bizute
Publicado: Thursday, 04 de February de 2010 as 15:27h Faça seu comentário

Um dos representantes da Associação de Guias de Turismo em Mariana, Luiz Otávio Bizute, insatisfeito com o alto número de falsos guias em atuação na cidade, procurou o Jornal Ponto Final para manifestar, em nome da Associação, sua decepção para o que, segundo ele, vem acontecendo ao setor de Turismo local.
“A lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993, regulamenta a profissão de guia de turismo, mas os falsos guias, não credenciados pelo Ministério do Turismo e que, muitas vezes, não possuem nem sequer um mínimo vínculo com o setor turístico, mancham a imagem de Mariana no cenário nacional e, não raro, impedem que os verdadeiros interessados desfrutem do que o município oferece ao setor como, por exemplo, cursos de capacitação turística”, foi o que disse Bizute, referindo-se ao curso promovido pelo Circuito do Ouro a seus integrantes na semana do dia 18 de janeiro, do qual alguns dos “guias” que representavam Mariana foram expulsos devido a maus comportamentos.
Segundo Luiz Otávio o responsável pela formação da comissão que representaria a cidade no referido curso, Hudson – gerência da secretaria de Turismo local –, optou por dar preferências ao seu círculo pessoal de amizades em detrimento de pessoas da área turística, as quais estariam realmente interessadas em participar do evento. “Devido ao pouco número de vagas e à atitude do senhor Hudson, que não conseguiu separar o lado pessoal do profissional, os verdadeiros guias de turismo deixaram de ir ao evento para dar lugar a indivíduos alcoolizados e, provavelmente, sob efeito de outras drogas, que atuam clandestinamente como guias e que, inclusive, já deram problemas em outros cursos oferecidos pela Prefeitura. Estes, sem as mínimas condições físicas e psicológicas de presenciar o curso, tiveram sua participação proibida pelos coordenadores do mesmo, denegrindo a imagem de Mariana”, lamentou Bizute.
Dizendo-se bastante chocado e decepcionado com a situação, ele alega que a Associação de Guias de Turismo local é regularizada, terá seus novos representantes eleitos recentemente e tem como principal objetivo valorizar os turistas, prestando-lhes os serviços necessários e corretos. “O turista não será prejudicado, ele não tem nada a ver com os problemas internos de Mariana. Acima de quaisquer divergências pessoais procuramos fazer o nosso trabalho que é orientar o turista, afinal somos legalmente capacitados para isso. No entanto algo que me muito me decepciona é ver que o grande potencial turístico que Mariana possui está sendo desperdiçado simplesmente porque nossas autoridades preferem apoiar a clandestinidade. De qualquer modo, Mariana é muito maior do que tudo isso e, sendo assim, esperamos por dias melhores”, desabafou.
Aproveitando a oportunidade, Luiz Otávio Bizute divulgou o endereço do blog da Associação de Turismo marianense, agturbmarianamg.blogspot.com, e também seu blog pessoal, bizuteturismo.blogspot.com aos interessados, alegando que neles constam informações concretas sobre o turismo na cidade.


Banheiros do Terminal Turístico também geram polêmica

Publicado: Thursday, 04 de February de 2010 as 16:46h Faça seu comentário

Várias são as reivindicações de nomes expressivos do setor turístico de Mariana em prol de melhorias no Terminal Turístico da cidade. Eles cobram apoio do município para que o local esteja apropriado para receber os turistas que vêm visitar Mariana. “Onde foram parar os R$500 mil que seriam gastos na revitalização do Terminal?”, questiona o diretor de Relações Públicas do Sindicato de Guias de Turismo, Geraldo Zuzu.

Desta vez, o que preocupou os marianenses foi a situação dos banheiros do local. Segundo os responsáveis pela limpeza, há um problema com o esgoto, que gera vazamentos por todo o banheiro, impedindo que os sanitários se mantenham secos e higienizados. “Eu os limpo de cinco em cinco minutos, mas não adianta. Fico até sem graça de recomendar os banheiros daqui para os turistas”, lamentou uma funcionária.


Lamentável...
sds
Luiz Otávio - Bizute