terça-feira, 6 de outubro de 2009

INFORMATIVO DA AGTURB MARIANA MG

1) No mês de julho, a AGTURB Mariana recebeu mais de 1.500 turistas na sua sala, que tiveram informações turísticas sobre o que visitar na cidade. Na sua sede, Terminal Turístico, Foi exibido filme sobre Mariana, além de informação turística através do Mapa Turístico confeccionado pela associação de guias.

2) Nos dias 15, 19 e 22/09/2009, a associação de guias de turismo de Mariana acompanhou 170 alunos do primeiro ano da Escola Estadual Dom Silvério em visita gratuita a cidade. Essa visita foi complemento escolar, uma vez que eles estão estudando dentro de sala sobre a cidade, enfocando a influência do Barroco em Mariana, dando conotação aos artistas: Aleijadinho e Ataíde. Pontos turísticos visitados: Câmara Municipal; Igreja de São Francisco de Assis; Santuário do Carmo; Catedral Basílica da Sé. Os alunos depois fizeram um trabalho escolar, através de mural na escola.
O Guia de Turismo que acompanhou foi Luiz Otávio da Trindade (Bizute);

3) A associação de guias propôs parceria com hotéis, pousadas, restaurantes e comércios locais pra filiarem à entidade, que sempre fez propaganda e encaminhou os turistas para almoçarem, hospedarem e comprarem na cidade, fortalecendo o comércio local.

4) CBC& VB é eleita vice-presidente dos Membros Afiliados da OMT
A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux foi eleita, em Astana (Cazaquistão), no último dia 6, para ocupar um dos 24 novos assentos de vice-presidente na Junta Diretiva dos Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo. Mesmo com os prognósticos negativos em todo o mundo (crise econômica e Gripe A), o turismo no Brasil vem conseguindo, com maestria, se manter em crescimento e prevê, ainda, resultados positivos com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

“Isso é o reconhecimento de todo um trabalho em conjunto do segmento, que primam pelo aperfeiçoamento profissional de suas equipes e pela precisão nos serviços apresentados”, comentou João Luiz dos Santos Moreira, presidente de CBCVB. De acordo com Moreira, este é o momento para desenvolver um capítulo brasileiro sólido e capaz de destacar no mundo a experiência do setor turístico brasileiro.

Com a eleição, ocorrida durante a 18ª Assembléia Geral da OMT, o Brasil passa a ocupar três postos na vice-presidência, tendo como representantes, além da Confederação, as entidades: Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e o Roteiros do Charme. A próxima assembléia Geral da OMT está prevista para 2011, na Coréia do Sul.

Como membro afiliado, a CBCVB é uma entidade de destaque. Engloba em sua rede dez Federações de Convention & Visitors Bureaux e 110 CVBx associadas, atuante em todo o território nacional, que somam mais de 4,7 mil mantenedores e/ou associados. Ao todo, no ano passado foram captados 2.356 eventos, dos quais 285 internacionais, 1.016 nacionais e 1.055, o que responde pela circulação de 19,2 milhões de turistas, das quais mais de 2,3 milhões provenientes de outros países. No somatório, é responsável por uma receita bruta de R$ 20,9 milhões

5) Movimento turístico do feriado do dia das crianças, 12 de outubro 2009, considerado muito fraco em Mariana e Ouro Preto. Poucos turistas na cidade, comerciantes e guias de turismo frustrados, onde estamos errando?

6) Prefeitura Municipal de Ouro Preto faz folhetos incentivando a picaretagem, e desrespeitando o Ministério do Turismo, uma vez que a profissão é regulamentada e o órgão responsável de classificar e registrar os profissionais são de responsabilidade do CADASTUR. Isso é uma fronta aos verdadeiros guias de turismo, que pagam seus impostos e são devidamente credenciados pelo Mtur, AGTURBs ou Sindicatos dos guias de turismo. Precisamos rever isso urgente, pois é prevaricação!

7) Secretaria de Cultura e Turismo de Mariana, orienta seus recepcionistas pra evitar dar folhetos aos visitantes, para economizar. Isso já se tornou rotina, turista são ignorados, desrespeitados e maltratados. Turismo é economia de retorno social e financeiro, só as autoridades da cidade não ver isso. É uma pena... a AGTURB Mariana pede desculpas aos nossos visitantes, que vem de longe, ver as belezas de Minas Gerais.

8) A família da AGTURB Mariana aumentou, agora tem mais cinco sócios beneméritos como parceiros:
  • Hotel Faísca
  • Recanto do Pão de Queijo
  • Pousada Rainha dos Anjos
  • Minas Hotel
  • Pousada Trem de Minas (Passagem)

8) AGTURB Mariana está confeccionando folhetos, pra suprir a falta e ausência da Secretaria de Cultura e Turismo, turista serão beneficiados com mais essa ação dos guias de turismo credenciados pelo Mtur e AGTURB;

9) Mariana não está tendo presença nas reuniões de assuntos importantes pro crescimento turístico da cidade, secretaria de cultura e turismo falta em quase todos os compromissos, com isso a cidade e turismo fica cada vez mais fraco...

10) Vários guias de turismo associados à AGTURB Mariana MG, estão fazendo o seu recadastramento no Mtur, são eles: Carlos Henrique Pereira; Geraldo Magela da Trindade; Elias Gonçalves da Luz; Luiz Otávio da Trindade.

11) AGTURB MARIANA É RECONHECIDA PELO PRÊMIO “TOP OF MIND BRAZIL” EM 2005, POR SERVIÇOS PRESTADOS NA CATEGORIA DE ATIVIDADES ASSOCIATIVAS, PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA.

12) Ficamos sabendo na rua, que ontem dia 24/10/2009 as (?) horas, no CAT, foi à abertura da semana do mestre Ataíde, infelizmente não temos mais informações para passar pros visitantes, pois, como sempre, fazem eventos somente para alguns da elite. O povo mesmo fica fora e ignorados.
Nota Importante: A semana do Ataíde foi uma idéia conjunta entre guias de turismo e a felicidade Efigênia. O Turismo de Mariana só ta regredindo dia após dia, preciosismo do prefeito não ver e admite que erre feio, em trazer pessoas sem perfil e interesse de trabalhar, quando consegue vim pro trabalho, esconde e não atende as pessoas, humildes... e ou técnicas.

13) De: AGTURB Mariana MG
Para: Secretaria Cultura e Turismo de Mariana
a/c: Reinaldo Morais
a/c: Profº. Roque Camello – Prefeito Municipal
Mariana 26/10/2009.
Solicitação de Informações:
Os guias de turismo, credenciados e filiados ao Ministério do Turismo e AGTURB Mariana, vem através deste mui respeitosamente solicitar uma explicação de não está recebendo informações e convites das atividades Culturais e Turísticas oficiais do Município, em especial o evento da semana do Athayde, 24/10/2009, o que sempre ocorreu em governos anteriores. Lembramos que essa idéia da semana do artista ocorreu em conjunto com os guias de turismo, que sempre tiveram presentes oficialmente no evento.
Lembramos que trabalhamos com informações turísticas, e por se tratar de uma atividade de reconhecimento ao grande artista de Mariana, é inadmissível ficarmos sem essas atividades, pois precisamos está sempre bem informados.
Desde já lhe agradeço vossa atenção.

Att
Luiz Otávio da Trindade – Bizute
Presidente da AGTURB Mariana MG

14) Leilão será feito na área da piscina

O leilão acontecerá, pela primeira vez, no Nacional, na área da piscina, que ainda guarda a escultura de uma sereia feita pelo artista Alfredo Ceschiatti. Com a confirmação da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, as perspectivas são as melhores possíveis, embora os grupos interessados possam adiar o arremate para diminuir o preço. O edital prevê até três leilões seguidos, com valores reduzidos.
- Torcemos para que saia de primeira, mas acho que vai ficar para o terceiro leilão. O prédio desvalorizou desde a última cotação. Mesmo assim, seis interessados já fizeram visitas - conta a leiloeira pública Maria Teresa Dias Brame, responsável no Rio pelo leilão, que será feito simultaneamente em outro escritório, em São Paulo.
Entre os interessados, há quem diga que está o empresário Eike Batista, além de grupos da França, Espanha, Estados Unidos e do Brasil. Os nomes são guardados em sigilo pelos leiloeiros. O complexo pertence à Interunion, empresa de capitalização em liquidação extrajudicial desde 1998, quando teve problemas na reserva técnica de títulos. Caso o hotel seja vendido, o dinheiro servirá para pagar os credores da empresa.
Enquanto os moradores aguardam ansiosos a volta do gigante adormecido, a prefeitura acena para investidores com propostas de ocupação. O secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, enviou, em agosto, um ofício à Superintendência de Seguros Privados (Susep), responsável por fiscalizar empresas de capitalização, com uma análise do que pode ser feito ali. O município deu sinal verde para que quem arrematar o Nacional possa construir um segundo prédio sobre o centro de convenções. São Conrado também poderá ganhar um estacionamento subterrâneo para suprir a demanda de vagas.
- As salas, direcionadas a empresários, serviriam de apoio ao centro de convenções. Acredito que teria algo em torno de seis, sete andares. O hotel é um ícone, que queremos de volta. Fiz reuniões com grupos hoteleiros e sugeri que o estacionamento subterrâneo seja licitado. Vai ser bom porque atenderá tanto o Nacional quanto o Intercontinental - adianta Dias.
O modelo de ocupação do Nacional poderá obedecer ao Pacote Olímpico, uma série de medidas que a prefeitura vai apresentar na Câmara nos próximos 15 dias. Além de incentivos fiscais, que podem chegar até a redução de 100% do IPTU, o sistema usado pelo Nacional poderá ser o do condo-hotel, no qual investidores compram cotas e as redes ficam responsáveis pela administração.
- O hotel é um elefante branco e está há mais de uma década se deteriorando. Cria uma imagem horrível para o bairro. Queremos sua recuperação - cobra o presidente da Associação de Moradores de São Conrado, José Britz.
A Procuradoria Geral do Município diz que vai cobrar as dívidas antigas de IPTU do imóvel, estimadas em milhões de reais. O liquidante da Interunion, José Emilio Carvalho Quintas, diz que paga R$ 216 mil mensais de IPTU, fora os custos de manutenção do imóvel.

15) São Paulo: 19-10-2009
A cidade de Caxias do Sul, Capital Brasileira da Cultura 2008, obteve o primeiro lugar no Índice de Gestão Municipal em Cultura (IGMC), desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA/IBGE e pelo Ministério da Cultura.
O estudo foi encomendado pelo Ministério da Cultura (MinC) para avaliar se as prefeituras dispõem dos meios necessários para atuar na área de cultura, e como administram a questão cultural. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com base em dados coletados em 2006 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os aspectos avaliados, estão o fortalecimento institucional e gestão democrática da Cultura, infra-estrutura e recursos humanos, ação cultural do município e a qualidade dos projetos culturais desenvolvidos pela cidade.
Caxias também ficou em primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo, no ranking "Capitais da Cultura", elaborado pela revista cultural gaúcha Aplauso, para medir as opções culturais no interior do estado.
O Secretário da Cultura Antonio Feldmann destaca que este é um reconhecimento
nacional à cidade. "O fato de o município ter uma continuidade de projetos culturais desenvolvidos ao longo dos anos foi muito importante", salienta.
Por sua vez o diretor executivo da ONG CBC, Mário Vendrell avalia “Esse reconhecimento nacional reforça o título que Caxias conseguiu conquistar como Capital Brasileira da Cultura 2008 e vai projetá-la ainda mais como pólo cultural no sul do país”.
Caxias do Sul está à frente de Santos/SP, Recife/PE e São Paulo/SP (2º, 4º e 7º
lugares no IGMC, respectivamente) no gerenciamento da sua política cultural.
Divulgação: ONG CBC (19-10-09)
www.capitalbrasileiradacultura.org

16) Informamos que devido ao problema técnico o e-mail da associação mudou para:
agturbmarianamg2009@hotmail.com

17) AGTURB lança cartão visita com horário de visitação dos pontos turísticos, e distribui nos restaurantes, pousadas e hotéis, lojas e ateliers, além das igrejas e museus. No cartão a AGTURB, instrui os turistas, da importância de contratar o guia credenciado pelo Mtur e se possível, filiado da AGTURB. Foram confeccionados 1.000 cartões. Já esta sendo feito um folheto com mapa, e sua confecção deverá ser em parceria com lojistas e hoteleiros, isso por que nossa secretaria de cultura e turismo, não vem cumprindo o seu dever e papel. Todos da cadeia do turismo da cidade estão bastante desanimados, mas vamos à luta. O turista não pode pagar pela insignificância dos outros!

18) Encontra-se na sala da AGTURB, no terminal turístico, uma das urnas de votação para a escolha do tema do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana de 2010, promovido pela UFOP. O tema será escolhido entre: Barbara Eliodora (Esposa de Alvarenga Peixoto poete e inconfidente); Athayde (pintor Marianense sec. XVIII), Bené da flauta (vive em Ouro Preto) pessoa muito admirada pelo o seu conhecimento. Participe e vote!

19) Escolas Municipais e Estaduais de Mariana, solicitam guias de turismo à AGTURB, para apresentação de Mariana aos alunos, que vêm se conscientizando da importância da cidade e sua preservação. Parabéns Escola Estadual Dom Silvério 11 e 13/11(profª Ana Márcia) e escola Santa Godoy dia 10/11/09 - 15h30minhs (profª Inês Silva), ambas de Mariana. Os guias de turismo da AGTURB Mariana agradecem o convite e com certeza, vamos estar juntos nesse trabalho.

(20) Nos dias 10,11 e 13 de novembro os guias de turismo da AGTURB atenderam a solicitação das Escolas Estaduais e Municipais de Mariana, feito um passeio técnico no centro histórico de mariana com os alunos da Escola Estadual Dom Silvério, tiveram a oportunidade de viver na pratica referencias do barroco mineiro. e na Escola Estadual Professora Santa Godoy feito uma palestra que abordava os tópicos, o que foi a descoberta do ouro em minas gerais, personalidades locais e lendas marianense, com intuito de fazer com que as pessoas conheçam para preservar. esse trabalho na Escola Estadual Professora Santa Godoy,faz parte do projeto patrimônio:"conhecer para preservar" projeto desenvolvido na escola.

21) Comemoração dos 25 anos de restauro do Órgão Arp Schnitger
Concertos com participações especiais marcam os 25 anos da volta do órgão ao cenário musical mineiro e internacional
No dia 8 de dezembro de 2009 o Órgão Arp Schnitger da Sé de Mariana completa 25 anos da sua primeira restauração. Para iniciar as comemorações, no dia 22 de novembro, às 12h15, o organista suíço Guy Bovet apresenta obras de Scarlatti, Bach, Beethoven e Ponchielli, dentre outros. Profissional de destaque no cenário musical internacional, Guy Bovet tem acompanhado as atividades do Órgão da Sé nos últimos anos como organista convidado e como consultor, na última fase da restauração do instrumento.
No dia 6 de dezembro, Maurício Freire e Elisa Freixo apresentam um concerto no qual o Órgão da Sé desempenhará duas funções: a de solista e também de camerista.
Dia 20 de dezembro, na última apresentação antes da pausa de Natal, o concerto terá a participação do Coral Tom Maior, composto por jovens da cidade de Mariana. O grupo, fundando há dois anos vêm alcançando reconhecimento expressivo, tendo recebido premiações em concursos e encontros dos quais tem participado.
Os concertos dos dias 11, 13, 18 e 20 de dezembro terão ingressos a preços simbólicos, no valor de R$ 3,00. Os ingressos a preço reduzido são oferecidos tradicionalmente no mês de dezembro.
25 anos de restauro
Em oito de dezembro de 1984, o Órgão Arp Schnitger da Catedral da Sé de Mariana voltava a tocar, depois de quase cinqüenta anos de silêncio. Nesses 25 anos, o Órgão vem sendo utilizado em funções litúrgicas e nos Concertos Regulares e Internacionais, contando com mais de 2.100 apresentações. É, entre os instrumentos da manufatura de Schnitger, o mais ativo do mundo. Além disso, tem sido pólo central de atividades organísticas e musicais em geral, tendo sediado quatro Semanas de Teclados, além de inúmeros cursos e festivais. Não por acaso, na cidade foi fundada no início da década de 90 a Associação Brasileira de Organistas, cuja sede jurídica até hoje permanece em Mariana.

A restauração do Órgão Arp Schnitger, iniciada em 1977 e complementada, numa segunda fase, entre 2000 e 2002, deu início a um movimento de preservação e revalorização dos órgãos históricos no Brasil, que tem como resultado mais recente o órgão da Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, cuja restauração foi concluída em fevereiro de 2009. Estão ainda em processo de restauração os órgãos do Museu Histórico de S. João Del Rei e da Igreja do Carmo de Diamantina. Projetos em fase de preparação poderão, nos próximos anos, recuperar mais instrumentos importantes para a história musical do nosso país.
Algumas das atividades de comemoração dos 25 anos de restauração do Órgão da Sé:
22/11 – Abertura das festividades dos 25 anos
12h15 – Concerto Guy Bovet (Suíça)
No programa obras de Scarlatti, Bach, Beethoven e Ponchielli, dentre outros.
6/12 - 12h15 – Concerto de música de Câmara
Maurício Freire – flauta; Elisa Freixo – órgão.
No programa obras de Boismotier, Telemann e Mozart.
20/1 - 12h15 – Concerto de coro e órgão
Coral Tom Maior e Josinéia Godinho – órgão.
No programa obras de Lobo de Mesquita, Beethoven, Saint-Saens e Bach, dentre outros.
Maiores informações: 31/3558 2785 ou info@orgaodase.com.br
Caso você não queira mais receber nossas mensagens, por favor, retorne este e-mail com o assunto "remover

22) Belo Horizonte, 10 de novembro 2009
Prezados Colegas,
Em Assembléia realizada no dia 04 de novembro de 2009 foi decidido por unanimidade à prorrogação da data de apresentação/registro de chapas para eleição da Diretoria para o biênio 2010/2012 visto que não houve apresentação na data estipulada anteriormente. Sendo assim, a data limite para a nova apresentação/registro de chapas será até dia 30/11/09 até as 18hs. Para tal as inscrições podem ser feitas na sede da AGTURB, AV. Afonso Pena, 526, sala 1207 ou através do E-mail singturmg@hotmail.com.
De acordo com o Estatuto, para concorrerem aos cargos da Diretoria os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos conforme Parágrafo único do Artigo 30°:
a) tenham 1 (um) ano completo de associação;
b) estejam quites com o pagamento das contribuições para a AGTURB-MG;
c) apresentar o seu Currículo Vitae no ato do registro da chapa, devidamente acompanhado de sua plataforma de trabalho;
d) não tenham sofrido penalidades nos últimos 5 (cinco) anos em qualquer instância)
De acordo com o artigo 12º do estatuto, “item da Diretoria”, esta será composta por:
Um Presidente,
Um Vice-Presidente,
Um Diretor-Secretário, um Vice-Secretário,
Um Diretor-Tesoureiro, um Vice-Tesoureiro
“eleitos por votação direta entre os filiados, para um mandato de dois anos”.
As eleições dos cargos da Diretoria serão realizadas sessenta dias depois da apresentação das chapas, ou seja, no dia 01/02/2010 no horário de 14 às 18hs na sede da AGTURB no endereço acima citado.
Atenciosamente,
Sidnéia Mourão Diniz
Presidente AGTURB MG

23) A AGTURB Mariana está elaborando um folder para distribuição gratuita para os turista. Além do mapa turístico da cidade, este folder terá informações dos vários pontos turísticos da cidade, informações de existências de bons restaurantes, ateliês, hotéis e pousadas, e artezanato sem geral;

24) Dia 30/11/2009 - as 10:30hs, esteve na sala dos guias de turismo ( AGTURB ), O DIRETOR de turismo Hudson Augusto Silva, que foi recebido pelo presidente e guia de turismo Luiz Otávio, que abordaram diversos assuntos, como: necessidade de preparação de novos Guias de Turismo, através de cursos regulamentados, o que deu errado do Programa Monitour, e também sobre a associação de guias que dará todo suporte, quando solicitado, para todas as ações de interesse turistico de Mariana. No começo do bate papo, teve algumas lavagem de roupas sujas, que depois ficou tudo acertado, dentro o ponto de vista do Diretor, e do presidente da AGTURB Mariana.

25) Diretoria da AGTURB Mariana G, convida todos associados, principalmente os diretores da entidade, para reunião nesse sábado em sua sede no terminal turistico, as 16hs - dia 05/12/2009: assuntos diversos e bate papo com Hudson da Secretaria de Cultura e Turismo.

26) A AGTURB Mariana MG deseja a todos associados, parceiros e clientes: Boas Festas! Feliz 2010 com muita Saúde, Paz e Caminhos abertos.